Postagens populares

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Esqueça Hollywood. 0 Brasil já teve dinossauros de verdade, tão terriveis quanto os astros de Júrassic Park.






     Sorria o ano de 1897 quando o agricultor Anísio Fausto da Silva, encontrou umas pegadas estranhas no leito seco de um rio que passava nos fundos de sua propriedade, em Sousa, sertão da Paraiba. Sem saber do que se tratava, seu Anísio batizou a trilha, de "rastro da ema". Alguns anos depois, os cientistas descobriram que a tal "ema" era na realidade um iguanodonte, que há 130 milhões de anos imprimiu na lama a marca de suas patas. Foi a primeira prova de que já houve dinossauros no Brasil. Hoje sabe-se que eles se espalhavam pelo país inteiro e nada ficavam a dever, em tamanho e ferocidade, aos brutamontes que aparecem no filme Jurassic Park, do americano Steven Spielberg."Há cerca de vinte espécies de dinossauro identificadas no país", informou o paleontólogo Reinaldo Bertirã, da Universidade Estadual Paulista, em Rio Claro. Estão fora dessa lista, é verdade, celebridades como o timossauro ou o velociráptor, as estrelas de Spielberg. Esses bichos só existiram no hemisfério norte. Em compensação, o Brasil abrigou parentes muito próximos deles. 0 abelissauro, retratado na capa desta revista, pode até ser confundido com J seu primo mais badalado, o tiranossauro. 0 vegetariano titanossauro, de 15 metros de comprimento, era o similar nacional do pescoçudo apatossauro, conhecido antigamente como brontossauro. E você se lembra dos velociraptores, aqueles monstrengos de passo desengonçado e bote fulminante que quase comeram os heróis do filme? Pois restos de um predador muito parecido, o deinonicossauro, foram achados no interior de São Paulo e de Minas Gerais. Sorte que você não corre o risco de topar com um deles por aí.

Dentes de dinossauros

 Estes dentes avantajados pertenciam a um dinossauro carnívoro que habitou a região de Uberaba, em Minas Gerais. 0 bicho, com a maioria dos grandes predadores, viveu no período cretáceo, que vai de 145 a 65 milhões de anos atrás, quando os dinos desapareceram - daqui e do mundo inteiro





Conheça alguns dinos que viveram no Brasil entre 145 milhões e 65 milhões de anos atrás.



1- Espiossauro

Predador bípede, chegava a 15 metros de comprimento e 5 de altura. Comia peixes e tinha no dorso uma espécie de "vela" formada por espinhos ósseos, ligados por uma membrana. 0 aparato servia, provavelmente, para controlar a temperatura do corpo.



2- Abelissauro

Imbatível numa briga, pertencia ao grupo dos terópodes - que inclui os maiores carnívoros que já caminharam sobre a Terra, como o tiranossauro, o driptossauro e o alossauro. Tinha cerca de 11 metros de comprimento por 5 de altura e chegava a pesar até 8 toneladas.





3- Titanossauro

Era herbívoro e perambulava pela maior parte do país: seus fósseis foram achados do Ceará a São Paulo. Primo do apatossauro, um dos maiores dinos, tinha, também, medidas de titã: 15 metros de comprimento, 4 de altura e peso de 15 toneladas, o equivalente a quatro elefantes - dos grandes.





4- Deinonicossauro

Primo dos ferozes velociraptores, usava suas garras afiadíssimas para retalhar as vítimas. Aliás, é daí que vem o nome deinonicossauro lagarto de garras terríveis", em grego. Alcançava até 2 metros de altura e 4 de comprimento. Como caçava em bandos, podia até atacar bichos bem maiores que ele,





5- Estruciomimo

Conhecido antigamente como ceiurossauro, o estruciornimo (o nome significa "o que imita o avestruzI linha até 1 metro de altura e era um caçador veloz. Quando o safári não rendia, contentava-se com os restos das refeições de predadores maiores. Era necrófago - comia carne podre.

Dinossauros

Super Interessante Especial Abril 99

Nenhum comentário:

Postar um comentário